Toolbar
  • Layout
    Linear Layout
    Grid Layout
Ric Mkt

Ric Mkt

In felis leo vel Curabitur volutpat morbi fringilla a Suspendisse semper.

VR Alugueis e Serviços - Caracterização de Flora

A RN Ambiental atuou como prestadora de serviços à empresa VR ALUGUEIS E SERVIÇOS LTDA no plantio de 360 mudas de espécies nativas com o DAP – Diâmetro na Altura do Peito igual a 5,0 cm no interior do Parque do Povo de São Paulo (Parque Municipal Mário Pimenta Camargo) e no imóvel da contratante. 

Este plantio foi realizado conforme projeto aprovado pelo Decont e DEPAVE juntamente com a aprovação da Administração do Parque do Povo. Assim, o projeto seguiu-se com enormes desafios devido à dificuldade em realização ao solo parque, sendo acompanhado por um período de 01 ano, entretanto esses desafios foram superados e o plantio foi entregue com satisfação e em pleno desenvolvimento. 

Ao término do período de execução do plantio, a riqueza inserida na área do parque foi de 43 espécies e dentre elas ipê-branco, ipê-amarelo, corticeira, pau-cigarra, ingá, falso-barbatimão, manduirana, quaresmeira, manacás e muitos outros.

Solo Ambiente - Laudo Vegetação

Laudo de Caracterização da Vegetação  - Setembro de 2010

A RN Ambiental foi contratada para realização de Laudo de Caracterização de Vegetação em um terreno em Ilhabela para cumprimento de exigências técnicas da CETESB, em lotes localizados a avenida perimetral do norte nº. 8305, 8293, 8281, 8269.

Para isso, profissionais vistoriaram o terreno e identificaram todos os fragmentos florestais existentes, caracterizando-os conforme sua tipologia florestal conforme Conama 01 de 1994 e caracterizando suas árvores isoladas conforme SMA 18 de 2007 (já atualizada para a Decisão Diretoria 287 de 2013 - Supressão Árvores Isoladas em SP).

 

 

Nova Fronteira Engenharia- RAP

RAP – Relatório Ambiental Preliminar - Piscinão Franco da Rocha - Fevereiro de 2012

O presente trabalho trata-se de um inventário de Fauna Silvestre para composição de um RAP (Relatório Ambiental Preliminar). Neste trabalho foram levantados todos os grupos faunísticos dos vertebrados, incluindo Avifauna, Mastofauna e Ictiofauna.

Para isso utilizou de diversas metodologias como não invasivas como câmeras traps, camas de areia, entre outros. 

Desta forma, o estudo foi realizado em 4 áreas distintas com intuito de estabelecer a fauna ocorrente destas áreas e se avaliar o potencial impacto que a implantação de um piscinão traria ao local.

 

 

Queluz e Lavrinhas – Monitoramento de Fauna

Lavrinhas

A RN Ambiental foi contratada pelas Empresas/PCHs Queluz e Lavrinhas para a realização de duas campanhas de monitoramento de fauna silvestre.

Este trabalho foi realizado por profissionais especializados nos grupos Mastofauna, Herpetofauna e Avifauna. Com intuito de dimensionar os possíveis impactos ambientais relacionados a fauna terrestre que possam ter ocorrido com a instalação e operação das duas PCHs. Este trabalho servirá de base para tomada de futuras decisões dos órgãos ambientais e das próprias empresas que já realizam diversos programas ambientais e programas de recuperação de áreas verdes, o que tenderá o restabelecimento da fauna existente e da fauna já não mais existe na região, não só devido a próprias PCHs mas obviamente também as ocupações desordenadas e descasos dos o próprio Rio Paraibuna

Qt Engenharia - PRAD

PRAD – Projeto de Recuperação de Área Degradada 

Trata-se de uma área de APP de um terreno industrial pertencente a QT Engenharia onde por determinação a CETESB e DAEE, tiveram que realizar o projeto de recuperação da área.

Para isso, a RN Ambiental vistoriou o local e realizou o projeto de recuperação de área degradada com intuito de recuperação de solo e consequente reflorestamento do local com espécies nativas conforme determina Resolução SMA 08 de 2008.

 

Nova Fronteira ENG -flora

A RN Ambiental foi contratada para a realização da elaboração de estudos de Flora destinados ao licenciamento ambiental SMA/CETESB da área do futuro aterro de inertes RMA/MORIANO. Tais estudos farão parte do relatório ambiental preliminar (RAP).

Neste trabalham foram realizados a tipificação florestal existente, bem como a caracterização ocupacional de toda a ADA (Área Diretamente Afetada), para tanto foram realizados processos metodológicos como florística e estudo Fitossociológico. 

 

 

Nova Fronteira ENG - Inventário de Fauna

Inventário de Fauna Pedreira Maria Tereza

 

Contratante

Nova Fronteira Engenharia

Trabalho

Inventário de Fauna Silvestre

Data

Agosto de 2010

A RN Ambiental foi contratada para a realização de mais um trabalho de inventário de Fauna Silvestre dos grupos de vertebrados (Mastofauna, Avifauna e Herpetofauna)

a RN Ambiental efetuou o levantamento da Fauna Silvestre para composição de processo destinado à expansão das atividades da Pedreira Maria Tereza, em especial aquela compreendidas no processo do DNPM nº. 820.512/2007, no que se refere à possibilidade de readequação e/ou liberação da atividade minerária dentro dos limites do parque estadual da serra do mar nos termos da resolução SMA- 029 de 30 de março de 2010.

Este levantamento foi realizado com o auxílio de profissionais experientes que realizaram o levantamento em dias alternados, com auxílio de equipamentos de ponta obtenção de um eficiente resultado.

Norteng Supervisão Ambiental

Supervisão Ambiental - Norteng 

A RN Ambiental foi contratada pela Norteng Engenharia a serviço da Petrobrás para fazer o Gerenciamento Ambiental da atividade de supressão de vegetação para construção de linha de transmissão e cercamento da Estação Controladora de Gás de Mauá referente a AMPLIAÇÃO DA MALHA SUDESTE DE GASODUTOS. 

Para isso, a RN Ambiental dispôs de funcionários diários para acompanhamento e gerenciamento das atividades a fim de evitar impactos secundários as atividades a serem executadas. Dispondo de biólogos e engenheiros, os trabalhos foram supervisionados por um período de 2 meses, seguindo normas da Petrobrás de controle e qualidade, com emissão de relatórios de acompanhamento entregues diretamente a Petrobrás.

 

DERSA - Resgate de Fauna

Resgate de Fauna Rodoanel Norte – Março de 2013 a Novembro de 2013 

Visando atender ao Plano Ambiental Básico PBA estabelecido para a obtenção da LI – Licença de Instalação fez-se necessário a contratação médicos veterinários e biólogos o que resultou em consórcios e parcerias empresarias para compor a coordenação da equipe do resgate de fauna.

Assim a coordenação do resgate de fauna realizado na obra de implantação do trecho norte contou com o apoio técnico da equipe da RN ao longo dos oito primeiros meses. 

O trabalho foi realizado em parceria com o consórcio Geotec Consultoria Ambiental / Vet-Sistem tendo como cliente a DERSA – Departamento de Estradas de Rodagem S/A. Neste período, dentre as atividades realizadas como parte da coordenação foram executados diversos trabalhos em paralelo como elaboração de palestras, treinamentos, cursos voltados aos diversos colaboradores da obra, emissão de laudo e o resgate propriamente dito.

A obra de implantação foi subdividida em seis lotes ficando a cargo de cada lote ter um dupla composta por um médico veterinário e um biólogo. Os Biólogos Nicola Auriemma Junior e Charles Janini Vasata atuaram em campo juntamente com o coordenador responsável dando apoios a todas as frentes de serviços e a todos os profissionais envolvidos, atuando em todas as esferas do trabalho de resgate de fauna.

DERSA - Levantamento de Flora

Levantamento de Flora – Aeroporto Leite Lopes

 

Contratante

DERSA – Departamento de Estradas de Rodagem S/A

Trabalho

Caracterização da Flora

Data

Agosto de 2010

 

 

 

 A RN Ambiental também atuou na estudo Flora do Aeroporto Dr. Leite Lopez tanto da ADA, quanto da AID e AII, contratada pela DERSA – Departamento de Estradas de Rodagem S/A. Neste trabalho a equipe de flora da RN Ambiental realizou o cadastramento arbóreo na área diretamente afetada pelo aeroporto e realizou o levantamento das principais fitofisionomias das áreas de influência.  

 

Por se tratar de uma região descrita como de tensão ecológica por estar em transição entre o Bioma Mata Atlântica e Cerrado, o trabalho demandou uma análise minuciosa das características locais, da legislação e das espécies visando elaborar um laudo baseado em informações importantes, precisas e contundentes.  

 

O levantamento teve como base a legislação em esfera federal, estadual e municipal tanto no cadastramento quanto na classificação dos fragmentos e dos respectivos estado de preservação e sucessional. Ferramentas importantes como o banco de dados da Fapesp, do Instituto Florestal e IBAMA foram indispensáveis para o estudo.

Enfim, com a organização dos dados obtidos em campo relativos às árvores cadastradas foi possível verificar quais e quantas espécies apresentavam importância econômica, ornamental, risco de extinção, relevância, estado fitossanitário e encontravam-se localizadas na área a qual sofreria alteração com o deslocamento da pista. E assim, pode-se elaborar um plano de manejo adequado e de acordo com as necessidades do empreendimento.

Gostou do nosso trabalho ?
RN AMBIENTAL - Copyright © 2013 - Rua Coronel José Pires de Andrade, 1079 - Sacomã /SP - CEP:04295-001 - Fones: (11) 2659-0286 / (11) 5031-7962